sexta-feira, 21 de junho de 2013

HISTÓRIA 7º ANO

SIMULADO 7º ANO HISTÓRIA
1) “Punham-se nas Igrejas, às centenas, os cadáveres que iam chegando; e eles eram empilhados como mercadorias nos navios.”
G. Bocaccio, 1313-1374.
A grande mortandade teve início em Avignon em janeiro de 1848 […]. Nos primeiros dois meses manifestava-se com febre e expectoração sanguinolenta, e os doentes morriam em três dias; decorrido esse tempo, manifestou-se com febre contínua e inchação nas axilas e nas virilhas e os doentes morriam em cinco dias.
Era tão contagiosa que se propagava rapidamente de uma pessoa a outra; o pai não ia ver seu filho nem o filho a seu pai; a caridade desaparecera por completo […] Não se sabia qual a causa desta grande mortandade.
Em alguns lugares pensava-se que os judeus haviam envenenado o mundo e por isso os mataram.
Guy de Chauliac, famoso cirurgião do século XIV.
Esses dois relatos de época referem-se a um fato que provocou a morte de um terço da população europeia no século XIV. Que fato foi esse?


a)  O grande número de desastres naturais ocorridos naquele século.
b)  A Guerra dos Cem Anos (1337-1453).
c)  A fome, ocasionada pela redução da produção agrícola e pastoril.
d)  Epidemias de varíola e tifo.
e)  Epidemias da peste negra.

2) Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que as interpreta  de forma verdadeira.
  I.  A Carta de Franquia era o documento que comprovava a compra da liberdade das cidades no fim da Idade Média,     pois elas eram submetidas ao poder dos senhores feudais.
  II.  Nos reinos medievais, o território era fragmentado pelos feudos, que possuíam grande autonomia, mas o poder do  rei era fortemente centralizado.
  III.  O fortalecimento do poder dos reis nos séculos XV e XVI está diretamente relacionado ao fortalecimento das leis  locais e enfraquecimento das leis nacionais.


a)  Apenas I é verdadeira.
b)  Apenas II é verdadeira.
c)  Apenas III é verdadeira.
d)  Apenas I e III são verdadeiras.
e)  I, II e III são verdadeiras.

3)  O crescimento populacional e numérico das cidades e o crescimento do comércio, isto é, formação de mercados para a comercialização de mercadorias, e a produção de mercadorias com o objetivo de comercialização, são os acontecimentos mais significativos para identificar as transformações econômicas e sociais, ocorridas na Baixa Idade Média, diretamente relacionadas ao declínio do feudalismo e ao surgimento do capitalismo, porque:
a)  estimularam sucessivos movimentos migratórios da população cujo principal resultado foi a progressiva ruralização da sociedade.
b)  causaram o surgimento de uma economia natural de autossubsistência em que as trocas entre as comunidades eram muito reduzidas.
c)  levaram ao desuso da utilização de moedas na vida cotidiana.
d)  formaram o contexto socioeconômico do surgimento de novas classes sociais e de uma economia mercantil oposta à economia feudal.
e)  foram a causa da aceleração do abandono dos feudos pela nobreza, motivada pela prática dos negócios e pela busca de riquezas.
4)  Nas afirmativas abaixo, coloque V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, encontre e assinale a alternativa que possui a sequência correta dos sinais V e F.
(   )  Durante a Idade Média, foi predominante a cultura oral porque era quase inexistente o uso da escrita na vida cotidiana da maioria da população.
(   )  Entre os novos hábitos que o crescimento das cidades gerou na vida social, a difusão do uso da escrita foi aquele que conduziu à pratica de uma mudança cultural que a sociedade em formação estava criando.
(   )  A invenção da prensa, por J. Gutenberg em 1450, que tornou possível a reprodução gráfica dos escritos em edições e formatos variados, foi um acontecimento que não teve uma relação direta com o crescimento das cidades e a vida social urbana que as mesmas criaram.


a)  F – V – V 
b)  V – F – V
c)  V – V – F
d)  F – F – V
e)  V – V – V

5)  As guildas ou hansas que se formaram nas cidades medievais eram associações entre pessoas de que grupo social, e com que objetivos elas eram criadas?
a)  Pessoas pertencentes às irmandades religiosas associadas com objetivo de promover a ajuda mútua e o amparo nas situações de dificuldades.
b)  Eram movimentos de diferentes grupos sociais vinculados à Igreja católica que tinham o objetivo de organizar Cruzadas com destino ao Oriente.
c)  Eram associações entre comerciantes que praticavam o comércio de longa distância que, por meio de navegação costeira ou por caravanas em terra, levava mercadorias a todas as regiões da Europa.
d)  Eram associações que aglutinavam pessoas pertencentes à nobreza, em sua maioria guerreiros arruinados financeiramente com objetivos militares de organizar Cruzadas à “Terra Santa” para combater os muçulmanos e conquistar não só a salvação, mas também, prestígio.
e)  Eram associações formadas, nas vilas e cidades, pela numerosa população de servos fugitivos dos feudos, com o objetivo de se defenderem das perseguições de seus antigos senhores.

6)  Observe a figura a seguir. Ela retrata uma nova técnica de produzir livros que impulsionou o desenvolvimento de universidades, escolas e bibliotecas, e serviu de apoio para uma verdadeira revolução cultural no final da Idade Média. De que se trata?


a)  Oficina de artesãos copistas trabalhando na reprodução de cópias à mão.
b)  Monges escribas dos mosteiros medievais reproduzindo códices em pergaminho.
c)  Oficina de reprodução mecânica de cópias de livros pela técnica de impressão em papel, inventada por Gutenberg.
d)  Artesãos trabalhando separadamente na preparação de peles para pergaminhos e misturas de tinta para a escrita.
e)  Ilustradores de códices pintando iluminuras em folhas de pergaminho.



7)  Analise as afirmativas abaixo relacionadas ao pensamento renascentista e ao pensamento medieval. Analise com atenção, pois elas podem ser verdadeiras ou falsas. Em seguida, marque a alternativa que faz a interpretação correta delas.
  I.  A frase de Leonardo da Vinci de que “o homem é a medida de todas as coisas” reflete o modelo antropocêntrico do pensamento renascentista.
  II.  O  pensamento medieval era teocêntrico porque entendia e explicava o mundo unicamente a partir da ideia de Deus e do sentimento de fé.
  III.  Os pensadores renascentistas criaram o modelo astronômico “geocêntrico”, oposto ao modelo “heliocêntrico” adotado durante a Idade Média.


a)  Apenas I é verdadeira.
b)  Apenas I e II são verdadeiras.
c)  Apenas III é verdadeira.
d)  Apenas II e III são verdadeiras.
e)  I, II e III são verdadeiras.

8)  O termo “Renascimento” foi criado por Giorgio Vassari, artista italiano do século XVI. Para identificar aquele movimento de renovação artística e cultural, ele se integrava a que valores culturais da Antiguidade?


a)  Arte e cultura egípcia
b)  Arte e filosofa hindu
c)  Arte e filosofa chinesa
d)  Arte e filosofa grega
e)  Arte e cultura persa

9)  Reconheça entre as alternativas a seguir aquela em que se encontra o primeiro reino europeu a se unificar como Estado nacional durante o século XIV, muito antes dos demais reinos.


a)  Portugal
b)  Itália
c)  França
d)  Inglaterra
e)  Alemanha

10) Qual dos países abaixo é considerado o berço do Renascimento?


a)  França
b)  Itália
c)  Espanha
d)  Holanda

e) Suécia

Nenhum comentário:

Postar um comentário